Notícias

Confira as notícias que preparamos para você

Posso adiantar meu pedido de aposentadoria?

É fato que muita gente deseja ter a aposentadoria antecipada. O INSS tem o prazo de até 30 dias para analisar o pedido de aposentadoria mas, em algumas cidades do país, essa análise acaba se estendendo por meses, o que não poderia acontecer de jeito nenhum. Existem algumas formas de adiantar a análise e se prevenir de possíveis erros do INSS, exigindo, assim, que seja cumprido o prazo de trinta dias.

Para isso, primeiramente, separe a documentação necessária para solicitar sua aposentadoria antecipada. São documentos que comprovam todas as contribuições que foram realizadas para o INSS e em quais períodos elas aconteceram. Entregando a documentação necessária, o contribuinte pode evitar erros na análise do INSS que diminuem ou negam a aposentadoria, além de evitar também ser necessário refazer o processo administrativo para realizar um pedido judicial.

Caso o contribuinte desconfie que não está constando algum período trabalhado na simulação de tempo de contribuição e também na simulação da renda mensal inicial, se faz necessário realizar a atualização do tempo de contribuição, como o valor dessas contribuições perante o INSS, o que seria indicado ser feito com a ajuda de um advogado.

Não deixe que o INSS diga quais são os seus direitos, os peça logo de início. Um erro bastante comum por parte dos contribuintes é protocolar toda a documentação previdenciária sem detalhar ao INSS quais são todos os direitos que você possui, o que favorece erros e atrasos na realização do processo administrativo previdenciário.

Para evitar  problemas na hora de solicitar o benefício, é importante também sempre manter atualizado o Cadastro Nacional de Informações Sociais (CNIS) para verificar se todos os dados estão corretos e solicitar a correção de eventuais erros.