Notícias

Confira as notícias que preparamos para você

Como comprovar todas as suas contribuições para o INSS?

Não há quem negue que a aposentadoria é um momento muito aguardado pelos segurados, ainda que trabalhem com algo que seja prazeroso, poder descansar sem se preocupar com a renda no final do mês é muito tranquilizador.

Mas para isso é preciso contribuir por muito anos para a Previdência Social, e é nessa etapa que o segurado pode ter problemas. O INSS não é um órgão isento de erros e é um tanto quanto comum encontrar um segurado que teve problemas com suas contribuições previdenciárias.

Não apenas isso, é possível também que durante o exercício da profissão, no decorrer dos anos, algum empregador tenha sido negligente e tenha deixado de realizar as contribuições previdenciários desse segurado. No momento da aposentadoria esse segurado precisará agir.

Como comprovar as contribuições previdenciárias ao INSS?

Essa tarefa pode ser muito simples ou um pouco mais trabalhosa, tudo irá depender do caso concreto do segurado. Fato é que regularizar essa situação o quanto antes irá poupar muita dor de cabeça lá na frente, vale a pena investir um tempo para isso.

Um dos principais documentos para comprovar o tempo trabalhado e as contribuições previdenciárias pagas durante a vida é o CNIS – Cadastro Nacional de Informações Sociais, que reúne uma série de informações do trabalhador brasileiro.

Se o CNIS estiver correto, a comprovação das contribuições previdenciárias ocorrerá sem problemas, caso não esteja, é hora de agir e regularizar a situação. Mas como o CNIS pode estar errado? É possível que determinado vínculo empregatício esteja sem baixa, ou seja, não tenha a anotação da data de saída. É normal ocorrer problemas com os salários e contribuições previdenciárias, constando valores incorretos.

Em situações dessa natureza é possível regularizar as informações do CNIS com a carteira de trabalho ou outros documentos que atestem o vínculo de emprego e o salário recebido – contrato de trabalho, holerite, etc. É possível fazer isso a qualquer momento, através do Portal Meu INSS.

Importante destacar que se o vínculo empregatício foi reconhecido por meio de uma ação trabalhista, a inclusão no CNIS não é automática, é preciso se dirigir ao INSS ou diretamente pelo Portal Meu INSS na internet e regularizar a situação.

Outro documento que pode ser muito útil para comprovar as contribuições previdenciárias é a Carteira de Trabalho (CTPS), o documento mais básico e fácil de se analisar, desde que preenchido corretamente.

Como já pontuamos, é possível utilizar a carteira de trabalho para corrigir o CNIS e também para comprovar vínculos de emprego, aumento de salário, férias e 13º salário, ou seja, é um documento bem importante e muito completo.

As informações incorretas da carteira de trabalho podem ser corrigidas diretamente pelo empregador, no setor de RH, ou o empregado pode ajuizar uma ação trabalhista, na hipótese de o empregador se negar a arrumar.

Outros documentos podem ser apresentados para a devida comprovação, tais como os contratos de trabalho, as rescisões dos contratos de trabalho, holerites, o próprio PPP – Perfil Profissiográfico Previdenciário (para comprovar o tempo especial), os registro de pontos eletrônicos e quaisquer outros que comprovem a relação de emprego.

Ainda possui dúvidas sobre o assunto? Comente abaixo.