Notícias

Confira as notícias que preparamos para você

Como pagar INSS atrasado para poder se aposentar?

Antes de tudo, é necessário saber que, mesmo sendo possível pagar o INSS atrasado, nem todo mundo pode realizar o pagamento para completar o tempo que contribuição que falta para se aposentar. Para fazer o pagamento, é necessário estar inserido em alguns requisitos. Fique atento se você realmente pode recolher contribuições em atraso, afinal, ninguém quer perder o investimento.

Podem pagar em atraso o contribuinte facultativo e o contribuinte autônomo. Quem contribui como facultativo, isto é, não trabalha, mas paga INSS, pode fazer o pagamento em atraso se a guia não estiver com a validade vencida há mais de seis meses. Estando com essa questão resolvida, o cálculo do INSS atrasado pode ser feito no site da Receita Federal. Se o prazo já passou de seis meses, o pagamento só pode ser feito se o segurado exercia alguma atividade profissional que possa ser comprovada.

No caso do contribuinte individual, aquele que exerce atividade profissional remunerada por conta própria, é possível pagar o INSS em atraso em qualquer momento. No entanto, é importante estar atento para a necessidade ou não de comprovar o trabalho, antes mesmo de emitir o valor correto do recolhimento da previdência social.

A contribuição paga em atraso precisa ter a comprovação do trabalho exercido em três casos:

  • Quando o atraso é maior que cinco anos;☑
  • Quando o atraso é menor que cinco anos, mas o trabalhador nunca contribuiu para o INSS como contribuinte individual;☑
  • O atraso é menor que cinco anos e o trabalhador quer fazer o pagamento para o período anterior ao primeiro recolhimento em dia.☑

Como calcular o valor a ser pago

Para isso, existem algumas regras que precisam ser analisadas. O contribuinte que realizar o pagamento dos recolhimentos em atraso dos últimos cinco anos, pode emitir a guia de pagamento no site da Receita Federal.

Já o contribuinte individual que ainda não tem cadastro no INSS, é preciso agendar um atendimento para atualizar a atividade e comprovar o trabalho remunerado. Após isso, é possível solicitar que o INSS reconheça o período trabalhado.

Para realizar o pagamento de períodos anteriores a cinco anos, também é necessário agendamento no INSS. Nesse momento, o trabalhador pode solicitar o cálculo do valor total a ser pago e pedir a emissão das guias de pagamento.