Sim, pode. Os profissionais que se aposentaram após terem trabalhado em mais de um emprego, têm o direito a um benefício devido a uma recente decisão judicial. São as chamadas atividades concomitantes, quando uma pessoa contribuiu para o INSS trabalhando, simultaneamente, em dois empregos (ou mais) diferentes.
Muitas vezes, o INSS, ao calcular o valor da aposentadoria desse contribuinte, acaba não considerando a soma integral de todos os salários que a pessoa recebeu, somente a soma parcial.
Isso pode acontecer com qualquer profissional, mas médicos, enfermeiras, dentistas, corretores de seguro, professores, dentre outros que trabalham para mais de uma empresa, são os mais atingidos com benefícios com valores bem inferiores às contribuições que fez. As pessoas que exercem mais de uma atividade devem solicitar no INSS o Cadastro Nacional de Informações Sociais (CNIS) e encaminhá-lo para um especialista para orientar as contribuições futuras.
A complementação de contribuições é uma dica que normalmente resolve o problema, mas o trabalhador teria que desembolsar um dinheiro que poderia não proporcionar o retorno desejado. Os casos variam de um para o outro.
O segurado que já está aposentado, trabalhou em mais de uma empresa e teve o benefício calculado de forma errada, deve solicitar no INSS a cópia a cópia do processo que deu origem à aposentadoria e refazer todos os cálculos. Lembrando que o prazo para solicitar o pedido de revisão é de dez anos após a aposentadoria.