A contratação de um advogado não é algo obrigatório, mas é bastante comum surgirem inúmeras dúvidas na hora de requerer a aposentadoria, já que são várias as modalidades para conseguir obter o benefício. Por isso, se torna importante contar com a ajuda de um advogado ao longo desse processo. Um especialista pode ser bastante útil no momento em que é feito a contagem do tempo de contribuição e carência, por exemplo.
Caso o contribuinte desconfie que não está constando algum período trabalhado na simulação de tempo de contribuição e também na simulação da renda mensal inicial, se faz necessário realizar a atualização do tempo de contribuição, como também o valor dessas contribuições perante o INSS.
Para que tudo ocorra dentro do prazo de trinta dias, sem atrasos e sem a chance de erros, é necessário que seja identificado se o contribuinte preencheu a carência necessária e o tempo de contribuição existente, ou se já foram cumpridos todos os requisitos para poder ter o direito de se aposentar.
São procedimentos que exigem bastante atenção, pois o contribuinte pode acabar perdendo dinheiro, se aposentando muito cedo. Mas, pode também, antecipar a aposentadoria. O cálculo da renda mensal é outro ponto importantíssimo a ser analisado.
Trata-se de um cálculo que leva em conta o salário de benefício, que é a média aritmética dos 80% maiores salários de todo o tempo de contribuição da pessoa, multiplicado pelo fator previdenciário. Só que, para cada caso, há uma regra (e cálculo!) diferente e não pode ser feito e solicitado de qualquer maneira para que não haja prejuízos e, consequentemente, dores de cabeça, como possíveis erros cometidos pelo INSS.
As mudanças nas leis previdenciárias também são outros pontos importantes a serem consultados na hora de dar entrada na aposentadoria. São mudanças que nem sempre são de conhecimento da população, o que acaba confundindo os contribuintes, que acabam fazendo cálculos de leis antigas, por exemplo.
O planejamento da aposentadoria também pode ser realizado de forma detalhada e precisa, com o auxílio de um profissional previdenciário. É uma maneira de tranquilizar-se ao, antes mesmo de cumprir requisitos como tempo de contribuição e idade, já saber quando irá se aposentar, organizando a renda mensal, ao evitar pagar INSS em excesso.